O homem constrói o conhecimento através do seu contexto histórico, social e cultural.
O mundo atual regido pela velocidade da informação, encontra lugar central, sendo que o sujeito se encontra em uma rede cada vez mais complexa e, diante disso, acabamos não valorizando o tempo subjetivo, tempo este essencial para a construção do conhecimento.
A velocidade das informações e as possibilidades de comunicação diversificam e multiplicam-se aumentando assim o conhecimento. Por outro lado, a aceleração das informações acaba afetando, ou seja, modificando nossos valores e significados.
As informações e o conhecimento estão interligados, mas são diferentes, por que a informação depois de recebida precisa ser compreendida, internalizada, relacionada à contextos e vivências a fim de se construírem conhecimentos.
A escola precisa estar atenta ao tempo de cada aluno e atender a todos com tempo distintos e distendidos como os relacionados ao conhecimento.
Cada um deve ser dono do seu tempo, e nem sempre o que parece ser “perda de tempo” o é.
É preciso achar tempo para aproveitar o tempo.
A escola além de garantir o tempo e o espaço para o conteúdo, para reflexão, para pura informação, para transformar a informação em conhecimento, também é preciso encontrar o tempo para contemplação das coisas, coisas estas que se transformarão em conhecimento.
Cursistas: Daiane, Gisele, Isolete, Iveti e Scheila.
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