Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita, que tem como objetivo maior, valorizar o trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso. Em 2016, o programa é apresentado pela Editora Abril e Rede Globo, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O período de inscrições, pelo site www.educadornota10.org.br terá encerramento no dia 31 de maio.
O prêmio é voltado para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais de Educação Infantil e de Ensino Médio. Os interessados deverão enviar até o último dia de inscrição, um projeto desenvolvido na escola em que trabalham. Qualquer tipo de projeto educativo social é bem-vindo.
Uma comissão selecionadora, composta por profissionais da Educação, especialistas nas diversas disciplinas, analisará todos os trabalhos recebidos. Nas 18 edições anteriores, 191 educadres foram gratificados com aproximadamente 2,4 milhões de reais em prêmios. A expectativa é de que cerca de 3.000 educadores participem da edição de 2016.
Veja passo a passo, como funciona o programa:
1 – Planejamento. O professor (ou gestor escolar) planeja um projeto ou uma sequência de atividades.
2 – Prática. O mesmo realiza o trabalho em sala de aula e registra o passo a passo.
3 – Relato. É escrito um relato contando em detalhes, como e o que os alunos aprenderam.
4 – Inscrição. Pelo site do Prêmio, após o preenchimento de todos os campos da ficha de inscrição.
5 - Primeira avaliação. O selecionador oficial lê o relato com muita atenção.
6 - Pedido de material. Se o selecionador tiver dúvidas sobre o trabalho lido, liga pedindo que sejam enviados os registros das atividades e as produções dos alunos. Mas fique atento, não envie os originais, somente cópias!
7 - Chamada oral. Após analisar os registros e produções, o selecionador liga novamente perguntando detalhes do trabalho, em uma verdadeira entrevista oral.
8 - Avaliação coletiva. Os trabalhos pré-selecionados são avaliados pela coordenação pedagógica da Fundação Victor Civita, e pelos selecionadores das outras áreas.
9 - Escolha final. Uma grande reunião de dois dias com toda a equipe ocorre em São Paulo para decidir quem são os 50 finalistas. Entre os 50 finalistas, são escolhidos os 10 vencedores.
10 – Vencedores. A equipe julgadora liga para dar a notícia aos vencedores.
Os trabalhos premiados são ideias simples e corajosas que mostram a importância da aprendizagem de crianças e jovens e a tarefa de mantê-los numa boa escola. Veja a relação de prêmios.
50 finalistas: 1 assinatura do site Nova Escola Clube com vigência de 1 ano para os educadores finalistas.
10 vencedores: 15 mil reais, em forma de vale-presente. Detalhes no regulamento; uma assinatura do site Nova Escola Clube com vigência de 1 ano para os educadores vencedores; Divulgação dos trabalhos na revista e no site Nova Escola e Gestão Escolar.
Educador do Ano: Além dos prêmios acima, o Educador do Ano será contemplado com: Um vale presente no valor de R$5 mil para a escola onde aplicou o trabalho e um vale presente no valor de R$5 mil para si
Por Cauê Andreosi - ASCOM/SED |
Qua, 11 de Maio de 2016 09:41 |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário