Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ENEM uma prova, muitas opções

Oficialmente, a função principal do Enem é avaliar o desempenho escolar ao fim do Ensino Médio. Na prática, o exame se tornou a maior porta de entrada para os brasileiros que desejam ingressar no Ensino Superior. E o acesso não se restringe às universidades federais: cada vez mais instituições privadas têm adotado a nota em substituição ao vestibular, ou como parte da nota de seus processos seletivos.
Quando saírem para fazer as provas nos dias 8 e 9 de novembro, os 8.721.946 estudantes inscritos sabem que estará em jogo todo um futuro na faculdade. Os interessados no Ensino Federal contam com mais de uma centena de universidades participantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota da prova do Ministério da Educação (MEC). E quem busca uma vaga em instituições particulares pode contar com bolsas de estudo parciais ou integrais e auxílio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Além de ser importante para os jovens prestes a ingressar na graduação, o Enem serve também para os adultos que não completaram o ensino básico na idade certa e pretendem conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio. O exame é obrigatório ainda para aqueles que quiserem bolsas de intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras.
Para que serve o Enem?
Acessar a universidade pública pelo SisuNo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as notas do Enem são usadas para selecionar os candidatos para as vagas em universidades federais e outras instituições públicas de ensino. Há universidades que usam o Enem como único método de seleção, enquanto outras fazem uma combinação entre as notas do Enem e seu vestibular próprio – como na UFRGS. O Sisu já recebeu a adesão da maioria das universidades e institutos federais e, na última edição, ofereceu mais de 170 mil vagas nas duas edições do processo seletivo.

Nenhum comentário: