Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital.

Aconteceu no Centro de convenções do Hotel Oceania em Florianópolis, nos dias 25 e 26 de agosto, o primeiro encontro presencial do curso de Especialização em Educação na Cultura Digital.
O Curso é realizado pela UFSC em conjunto com o Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciência da Educação, em colaboração com o Lantec, com parcerias da Undime/SC e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.
O encontro contou com a presença de 800 profissionais das esferas municipais e estaduais de educação.
O principal objetivo do curso é “Contribuir para formar educadores para integrar crítica e criativamente, as tecnologias digitais de comunicação e informação aos currículos escolares. E o aspecto central da sua metodologia reside na articulação entre estudo, reflexão crítica e ação/experiência”.
 Da Gerência de Educação de Jaraguá do Sul, foram selecionadas através de edital especifico encaminhado pela UFSC, duas escolas que representam a região no curso de especialização:
EEB Professor José Duarte Magalhães  (Lisangela da Silva Ribeiro (Assistente de Educação), Professores: Juliana Simon,  Ivam Gonçalves Silva, Alexandra Viviane Voigt e Representante do NTE: Taise Daniela Zacko Lipinski).
EEB Alfredo Zimmermann (Sandra Helena Maciel (Diretora), Professores: Tarsis Flôr, David Vizentainer Scalvim e Lourival Charles Longhi).
No dia 25/08 após a entrega das documentações para matrícula, os professores cursistas foram convidados a participarem da abertura do curso e de uma palestra com a professora Rosane Aragón com a temática “Aprender e Ensinar na Cultura Digital”.
No período da tarde, os cursistas foram encaminhados aos seus respectivos grupos de formação e equipe docente do PLAC (Plano de Ação Coletivo), onde foram orientados sobre o uso da plataforma E-proinfo e metodologia do curso. Em seguida, foram instigados a dar as primeiras pinceladas sobre a Educação Digital.

Após às 18h30m, tivemos o Café Científico,  que proporcionou  uma troca de experiências sobre o uso dos Blogs como ferramenta pedagógica, e teve a participação de Rafael Soares e Marinilde Karat.
No dia 26/08 novamente reunidos com os grupos de formação do PLAC, os professores cursistas, foram instigados a iniciar a montagem do retrato da escola da qual estão inseridos, levando em consideração: O que é necessário para integrar as TDIC na escola e como fazer? O dia foi marcado por muita reflexão, discussão e reconhecimento da realidade de várias cidades do nosso estado.

Para finalizar o encontro presencial, todos os professores cursistas foram orientados em relação às atividades a serem construídas e postadas posteriormente na plataforma e-proinfo.





Nenhum comentário: