Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de março de 2013

Mais de 13 mil tablets e lousas digitais serão distribuídos na rede estadual

As tecnologias educacionais ganharão um novo acréscimo em 2013. Para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação (SED) irá entregar às escolas da rede pública estadual, nos próximos dias, 2.080 lousas digitais, 2.080 tablets de 10 polegadas e 11.856 tablets de 7 polegadas. As lousas digitais e os tablets maiores ficarão dentro das salas de aula, serão 2 unidades para cada 4 salas. Os tablets menores, de 7 polegadas, serão disponibilizados para o uso do professor de ensino médio.

A princípio, as unidades que receberão os equipamentos serão as escolas de ensino médio, iniciando pelas escolas de Ensino Médio Inovador/Integral. Contudo, as outras modalidades já constam no cronograma de futuras entregas. Os pré-requisitos para receber os equipamentos são possuir acesso à internet banda larga na escola e ter um laboratório ProInfo instalado.

Segundo a gerente de Tecnologias Educacionais da SED, Suzana Camargo, o objetivo é fazer das escolas um espaço potencializador de aprendizagens na era da informação e do conhecimento. “O uso pedagógico do tablet poderá proporcionar grandes momentos de interação, de construção de conhecimento e de troca de experiências entre professores e alunos”, afirma. 

A meta é instrumentalizar e formar os professores e gestores das escolas para o uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação. Os conteúdos disponíveis no equipamento abrangem Física, Química, Matemática e Biologia, por meio do Khan Academy, além de publicações especializadas, objetos de aprendizagem educacionais, aplicativos de comunicação e interação, ferramentas de edição de imagens e vídeos, biblioteca do professor, portais educacionais do Ministério da Educação e Educopédia.

Os tablets possuem tela multitoque e colorida de 10 e 7 polegadas; câmera e microfone para trabalhos multimídias; porta USB para troca de arquivos e teclado; saída de vídeo para uso em apresentação; conteúdos pré-instalados; corpo resistente a choques e líquidos; personalizável e colorido; peso menor que 700 gramas e bateria de duração de 6h.




Nenhum comentário: